O SISTEMA DE RECOLHA SELETIVA DE PROXIMIDADE PARA BIORESÍDUOS, representa mas um investimento da APIN, no âmbito da valorização dos resíduos orgânicos.
A Captação dos Bioresíduos domésticos contribui para a produção do composto rico em nutrientes e 100% natural. um fertilizante orgânico, que constitui uma alternativa mas sustentável no enquecimento dos solos e fomenta a economia circular.
A implementação deste projecto no município da Lousã, abrange a União de Freguesias de Lousã e Vilarinho, Freguesia das Gândaras, União de Freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio e prevê a distribuição de 9077 contentores domésticos e de 286 ECOBOX (contentores de proximidade).
A APIN propõe-se incentivar os cidadãos a adotarem novos hábitos de reciclagem, disponibilizando gratuitamente contentores domésticos.
Este método pretende proporcionar maior comodidade e proximidade no processo. A prática de compostagem beneficia a comunidade, nomeadamente, contribuindo para a redução dos custos de tratamento de resíduos.
A exclusividade do acesso, efetuado por via de cartão-chave, visa permitir maior controlo sobre o conteúdo dos resíduos depositados e promover uma melhor higiene do equipamento.
A implementação deste sistema conta ainda com ações de sensibilização, levadas a cabo por técnicos especializados, com vista a esclarecer e motivar os participantes a aderir ao sistema e induzir às boas práticas de triagem e deposição, essenciais para o sucesso do programa.
Para mais informações ligue: 914 107 510